DISCIPLINA
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA CIÊNCIA
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA CIÊNCIA
2013/1
CARGA HORÁRIA: 60h
LOCAL: SALA 11D (PPGE)
HORA: 8h x 12h (2ª a 6ª feira)
CRÉDITOS: 4
HORA: 8h x 12h (2ª a 6ª feira)
CRÉDITOS: 4
Análise dos pressupostos subjacentes ao uso da racionalidade empírico-analítica e hermenêutico-dialética em sua relação com paradigmas científico-filosóficos e enfoques teórico-metodológicos de pesquisa quantitativa e qualitativa.
OBJETIVOS
- Analisar alguns dos principais clássicos sobre história e filosofia da ciência;
- Apropriar-se do debate em torno dos conceitos de ontologia, gnosiologia e epistemologia;
- Situar a gênese da ciência moderna em sua conjunção histórica e filosófica;
- Discutir alguns dilemas das perspectivas contemporâneas em relação à ciência e à educação.
=============================================
AVALIAÇÃO GERAL
(para escolha individual)
Paper acadêmico - Entregar no início do semestre 2013.1. Enviar apenas por email. Não aceitarei texto impresso. Informações gerais abaixo;
Formatação do Paper: mínimo 10, máximo 12 laudas, espaço 1.5, times New-Roman, 12 cm; folha A4; margens 2cm; Conferir ABNT - Livretos da BU-UFES. A temática tem que ser, necessariamente vinculada com as discussões havidas nos encontros e as referências utilizadas.
robbsonn@uol.com.br
robbsonn@uol.com.br
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
ENCONTROS DE INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
DATA: 04 a 8.03.2013 - Texto - Fundamentos filosóficos da ciência: a dialética civilização e barbárie - Aprsentação
TEMÁTICAS A SEREM ABORDADAS
EXISTÊNCIA HUMANA E CONHECIMENTO
O sentido do conhecer para o ser humano; a relação entre ontologia e gnosiologia; Introdução às discussões ontológicas, gnosiológicas e epistemológicas e sua relação com a educação – definições de ontologia, gnosiologia e epistemologia.
Leitura básica
MORAES, M.M. de. A teoria tem consequências": indagações sobre o conhecimento no campo da educação. In: http://fundamentosdacienciappgeufes.blogspot.com/ (lado direito da página em Artigos Acadêmicos/Entrevistas).
O NASCIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA NA EUROPA
A revolução científica moderna. MORAES, Maria Célia Marcondes de. In: HÜHME, Leda Miranda (Org.). Fazer filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: UAPÊ, 1994, p. 76-96;
ROSSI, Paolo. O nascimento da ciência moderna na Europa. Capítulos 2 e 4 (Fotocopiadora do IC-IV);
CHAUÍ, Marilena. Filosofia e ciência moderna. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/chaui.htm
O ESPÍRITO DAS LUZES
INDICAÇÃO DE LEITURA:
1.TODOROV, Tzvetan. O espírito das luzes. [Tradução de Mônica Cristina Côrrea]. São Paulo: Barcarolla, 1998.
Obs.: As discussões serão em torno do livro em seu conjunto.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O ADVENTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A CIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA AGENDA PÓS-MODERNA
PARTE I - O nascimento das ciências humanas e sociais; a visão positivista do século XIX.
INDICAÇÃO DE LEITURA:
CHAUÍ, Marilena. Ciências humanas: é possível as ciências humanas. In: CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1996;
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Comte e o positivismo. In: HÜHNE, Leda Miranda. (Org.). Profetas da modernidade: século XIX – Hegel, Marx, Nietzsche, Comte. Rio de Janeiro: UAPÊ: SEAF, 1995. p. 109-147.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Referências/Leituras básicas
- DELLA FONTE, S.S.; LOUREIRO, R. Educação escolar e o multiculturalismo intercultural: crítica a partir de Simone de Beauvoir. Pro-posições. Campinas, v. 22., n. 3 (66). Disponível em: http://fundamentosdacienciappgeufes.blogspot.com/
- LOUREIRO, R. Considerações sobre a filosofia de Theodor Adorno e o pós-moderno. Disponível em: http://fundamentosdacienciappgeufes.blogspot.com/ (lado direito da página em Artigos Acadêmicos/Entrevistas);
- LOUREIRO, R.; DELLA FONTE, S.S. O revisionismo histórico e a agenda pós-moderna: indícios de um encontro inusitado. Disponível em: http://fundamentosdacienciappgeufes.blogspot.com/ (lado direito da página em Artigos Acadêmicos/Entrevistas);
- MORAES, M.M. de. O renovado conservadorismos da agenda pós-moderna. Disponível em: http://fundamentosdacienciappgeufes.blogspot.com/ (lado direito da página em Artigos Acadêmicos/Entrevistas);
Leitura de interesse complementar
EISLER, Riane. O prazer sagrado: sexo, mito e política do corpo. Tradução de Ana Luiza Dantas Borges. Rocco, Rio de Janeiro: 1996, p. 390-395.
TOTAL DE ENCONTROS
20 encontros
Outras referências
BELARMINO, Cesar. Comunicação e educação na era digital: reflexões sobre estética e virtualização. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/viewFile/287/200
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/convite.pdf
CHAUI, Marilena. Filosofia moderna. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/chaui.htm
DELLA FONTE, S.S; LOUREIRO, R.; MARI, C. Utopia e ética: a contribuição e Thomas Morus. Disponível em: http://www.rizoma.ufsc.br/pdfs/570-of9-st2.pdf
DESCARTES, René. O discurso do método. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/discurso.pdf
GOMES, Luiz Roberto. Teoria crítica e educação política em Adorno. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/39/art17_39.pdf
GÜZELBERE, Güven. O inconsciente freudiano: sobre os antecedentes filosóficos do conceito de inconsciente. Tradução de Marco Antonio Franciotti. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/guzel.htm
HOPKINS, Jim. Minucioso verbete sobre o inconsciente. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/hopkins.htm
HUME, David. Ensaio sobre o entendimento humano. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/ensaio.pdf
LAPLANHCE; PONTALIS. Verbete sobre o inconsciente. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/laplanche.htm
MORUS, Thomas. Utopia. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/utopia.pdf
ROTTERDAM, Erasmus. Elogio da loucura. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/utopia.pdf
ROUDINESCO, Elizabeth.; PLON, Michel. Verbete histórico sobre o inconsciente. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/roudi.htm.
ZUIN, Antonio Álvaro Soares. O Orkut e as representações dos alunos sobre os professores. Disponível em: http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php?journal=revistateias&page=article&op=viewFile&path%5B%5D=373&path%5B%5D=354
Nenhum comentário:
Postar um comentário